A importância de ler para a criança: um guia para mães e pais

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A leitura é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil

Você certamente já ouviu falar sobre a importância de se ler para a criança. Em geral, a ideia que se tem a respeito dos livros parece mais imposição do que um prazer, mas esse é um equívoco que pode ser evitado. Muito além do ensino em sala de aula – que sem dúvida é importante – a leitura pode representar algo melhor, um prazer saudável que além de tudo educa.

Se as mães e os pais querem que os filhos aprendam a ler, e ler bem, então os livros devem ser apresentados a eles desde cedo. A criança deve ser encorajada suavemente a ler pelos pais, sem pressão nem cobranças estressantes.

Antes mesmo da alfabetização e desde os primeiros anos de vida, pode-se ler para a criança. É importante praticar o simples ato de pegar um livro e folheá-lo já nos primeiros anos, de um jeito natural, até tornar-se um hábito rotineiro na vida dos filhos.

Quer entender melhor a importância da leitura para os pequenos? Destacamos os benefícios duradouros que ler para a criança pode proporcionar. Também vamos abordar quais são os livros indicados de acordo com cada faixa etária.

Livro é bom pra valer

Os especialistas em educação são unânimes ao afirmar que a leitura funciona como uma ferramenta poderosa no desenvolvimento cognitivo infantil. Abrir o livro e ler não somente proporciona o conhecimento direto, mas também estimula a imaginação, além de despertar a mente dos pequenos para um raciocínio mais elaborado.

As diferentes histórias preparam desde cedo as crianças para as situações do cotidiano, além de transmitirem valores morais e aprendizados básicos da vida em sociedade. Tudo isso pode ser adquirido por meio da leitura, de acordo com cada idade.

A leitura também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e das habilidades cognitivas das crianças. Quando lê para a criança, a mãe e o pai ajudam na ampliação do vocabulário dos pequenos, dando a eles a capacidade de se expressarem melhor, além de aprimorarem a compreensão textual e a comunicação escrita na escola.

Estudos mostram que crianças expostas à leitura desde cedo tendem a ter um desempenho acadêmico mais sólido ao longo de sua jornada educacional. O contrário também é verdade: a criança que não tem contato frequente com os livros enfrenta dificuldades na vida escolar, acarretando muitos transtornos ao longo de sua trajetória estudantil.

Ler para a criança: como começar

  • Sentar e ler com os filhos deve ser um momento natural, sem pressão. Prefira o momento tradicional, ou seja, antes de dormir. Dessa maneira, a criança saberá que é hora de desacelerar e, ao mesmo tempo, estará com a atenção toda voltada para a leitura;
  • Quanto às crianças maiores, ensine-as a reservar um momento do dia para o livro predileto. É importante deixar longe os smartphones ou tablets, para que leitura seja melhor aproveitada;
  • Seja como for, não pressione e nem dê a impressão de que ler é um momento de castigo ou disciplina. Tudo ser feito com leveza, prazer e naturalidade. Se a criança não quiser ler depois de um dia cheio de atividades, por exemplo, não insista: “negocie” para que no dia seguinte ela leia, e a estimule para que cumpra a palavra;
  • É fundamental que a mãe e o pai também leiam: de nada adianta os pais nunca estarem com um livro na mão ou sempre estarem em frente à tevê ou conferindo o smartphone, enquanto mandam os filhos aos livros. A hábito da leitura é transmitido pelo exemplo, pela afeição;
  • O ambiente de leitura deve estar silencioso, sem ruídos que atrapalhem a concentração. Assim, o foco na história é facilitado, sem distrações nem transtornos;
  • O tempo ideal de leitura com as crianças varia entre 15 e 30 minutos por dia. Não mais do que isso: é importante que esse momento seja feito sem pressa, aproveitando bem cada minuto.
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Sentar e ler com os filhos deve ser um momento natural

Desenvolvendo o gosto pela leitura

Ler para a criança cria um laço emocional positivo com os livros, além dos benefícios educacionais já mencionados. A exposição periódica a diferentes histórias e gêneros literários ajuda os pequenos a desenvolverem o prazer de ler, de maneira natural.

E ler se trata de um bom hábito, afinal: esse apreço pelos livros não só impacta positivamente o desempenho escolar, mas também se traduz numa prática saudável pelo resto da vida. E o melhor: tona-se um costume legado afetivamente pela família e não somente pela escola, como um dever a cumprir.

Acredite: mesmo na idade adulta, seus filhos saberão exatamente com quem adquiriram esse amor à leitura: em casa, na família. Não é um legado que vale a pena ser transmitido?

E nas férias?

O período de férias é muito esperado pelos filhos e por toda a família. Isso não significa que a leitura seja apenas um assunto escolar, do ano letivo. Mesmo nas férias é interessante dar livros ilustrados e divertidos aos pequenos. Desse modo, a mente da criança permanecerá “antenada” de um jeito divertido, e a mente delas não esfria nem perde o pique para o aprendizado do ano seguinte.

A leitura ajuda no foco e na concentração, mesmo se o livro da vez for apenas de histórias para distrair, um passatempo. É ótimo ler sem imposição: funciona como um exercício, uma musculação do cérebro, sem sacrifícios e com prazer.

A leitura ideal para cada fase

Existem livros indicados para cada faixa etária dos pequenos, pensados para as diferentes fases de aprendizado. Há uma variedade muito interessante com textos breves para serem lidos pela mãe e o pai e ideais para se ter em casa.

Mas que tipo de livro a criança pode ler? Quais são as leituras mais adequadas ao nível de desenvolvimento cognitivo dos pequenos? Confira a seguir:

• 0 a 3 anos: sentidos, cores e formas

Na hora de ler, não somente a audição, mas o tato é muito importante nessa fase. Há muitos livros feitos de materiais indicados a bebês e crianças de colo, de tecido ou almofadados, bem coloridos e com texturas, todos apropriados ao toque e com desenhos divertidos.

Além disso, ler para a criança em voz alta ajudará a criar uma conexão auditiva e visual entre você e seu filho, ao mesmo tempo em que introduz os pequenos ao mundo das palavras, tendo a página como referencial.

É importante dar tempo a elas nessa hora: deixe-as apontar, tocar, pegar o livro com as mãos um pouco. Depois, retome a leitura. Nesta fase, elas querem participar ativamente, como se fosse uma brincadeira. Leve-as a apontarem as figuras, as diferentes expressões do rosto nas ilustrações, e a perceberem a conexão entre palavras e imagens.

• 4 a 6 anos: contos e fábulas para a imaginação

Nessa fase, as crianças adoram ouvir histórias e contos de fadas: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e o Pé de Feijão, João e Maria, além de tudo que envolva castelos, princesas e príncipes. Introduza fábulas que estimulem a imaginação dos pequenos. Escolha livros que tragam ilustrações bonitas e histórias cativantes, com final feliz.

Os contos de fadas clássicos ajudam muito nesta tarefa. Deixe-as opinarem espontaneamente ao ouvir as situações apresentadas e corrija alguma percepção equivocada. As fábulas tradicionais ajudam a desenvolver o interesse pela leitura nas crianças, além de dar a elas lições de vida valiosas.

• 7 a 10 anos: fase de aventuras e descobertas

À medida que as crianças crescem, é interessante oferecer livros que tragam aventuras e descobertas. Elas já estão lendo com certa regularidade, então querem escolher personagens cativantes, e assim tornar a leitura uma experiência mais pessoal.

Nessa fase, é natural que a criança já demonstre preferências e diga que tipo de histórias prefere. Ainda ofereça livros ilustrados, mas com situações ligeiramente complexas.

Lembre-se de consultar a faixa de idade mais adequada ao pesquisar livros para comprar. Os livros infantis trazem na capa a faixa de idade mais indicada. Com essa informação, faça a escolha a seu critério e examine a obra antes de oferecê-la à criança.

• 11 anos em diante: hora da escolha pessoal

Chega a fase da autonomia e dos livros infanto-juvenis: nessa fase, as crianças querem escolher suas próprias leituras. Tudo bem: isso demonstra um senso de autonomia e responsabilidade. Converse com elas sobre as leituras mais adequadas e examine o teor do que elas desejam ler.

Sugira livros que abordem temas relevantes para a faixa etária, com assuntos e situações que ajudem a manter o interesse e a conexão com a leitura. Nessa fase, a escolha do livro para ler é tão importante quanto a leitura em si. Dê liberdade aos filhos, mas examine sempre, faça recomendações. Se algo não for adequado à idade, explique e proponha substituições.

Para finalizar…

A leitura é uma jornada para toda a vida. Ao ler para a criança, os pais investem não apenas no presente, mas também no futuro cognitivo e intelectual dos filhos. Não tenha dúvida: a leitura é uma ferramenta valiosa que vai muito além do aprendizado formal e escolar. Ela ajuda a imaginação, a cognição, estimula a criatividade e constrói bases para uma vida repleta de boas influências: o aprendizado presente nos livros é uma herança que não tem preço.

Desde já, reserve um tempo diário para a leitura compartilhada com as crianças, um pouco a cada dia. Acompanhe esse brotar do amor pelos livros em seu filho.

Ao cultivar a leitura desde cedo, seus filhos estarão melhor preparados para seguir um caminho pleno de conhecimento e sabedoria.

Tire suas dúvidas

  1. Por que é tão importante ler para a criança desde cedo?
    A leitura desde cedo estimula o desenvolvimento cognitivo, amplia o vocabulário, e cria uma base sólida para o desempenho acadêmico. Além disso, estabelece um vínculo emocional positivo com os livros, cultivando o amor pela leitura.
  2. A leitura durante as férias é realmente benéfica para as crianças?
    Sim, a leitura durante as férias é altamente benéfica. Mesmo com um ambiente descontraído, a leitura ajuda a manter a mente ativa, contribuindo para a atenção, concentração e preparando as crianças para o próximo ano letivo.
  3. Como escolher o tipo de livro ideal para cada faixa etária?
    Para crianças de 0 a 3 anos, opte por livros sensoriais. De 4 a 6 anos, introduza contos de fadas e fábulas. Na faixa de 7 a 10 anos, ofereça livros com aventuras e descobertas, enquanto a partir dos 11 anos, permita que escolham seus próprios livros, incentivando a autonomia.
  4. Como lidar com a resistência da criança à leitura?
    Evite pressionar a criança. Torne a leitura um momento agradável e interativo. Escolha livros que despertem interesse e estejam de acordo com seu desenvolvimento. Permita que ela faça escolhas e participe ativamente, tornando o hábito de ler algo prazeroso.
  5. Existe um limite de tempo ideal para a leitura diária?
    Não há um limite estrito, mas reservar pelo menos 15 a 30 minutos diários para a leitura compartilhada é benéfico. O mais importante é criar uma rotina consistente, tornando a leitura parte integrante do dia a dia da criança.
  6. Como incentivar a leitura independente nas crianças mais velhas?
    Permita que escolham seus próprios livros com base em seus interesses. Converse sobre os livros, faça recomendações, e mostre entusiasmo pela leitura. Estabelecer um ambiente onde a leitura é valorizada e incentivada contribuirá para a autonomia nessa prática.

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