Viajar com crianças: tenha férias tranquilas em 5 passos
Com as férias chegando, viajar com crianças tem tudo ser um momento emocionante. Mas, às vezes, o lazer também apresenta probleminhas inesperados. A boa notícia é que, com planejamento adequado e algumas estratégias, é possível transformar a jornada da família num momento agradável e livres de estresse para os pais e os filhos.
A gente separou algumas dicas práticas para tornar sua viagem de férias com os filhos um momento especial e livre de problemas.
1. Primeiro de tudo: planejar
Não tem jeito: viajar com crianças exige planejamento. Comece organizando uma listinha de itens essenciais para levar, como fraldas, roupas extras, brinquedinhos favoritos e lanches saudáveis para beliscar.
Se seu filho faz uso de medicamento regular, pode anotar na lista. E também inclua aqueles para febre, alergia e para o uso em caso de machucados. Leve em conta o ambiente da viagem para identificar potenciais riscos e situações que podem ocorrer.
Quanto à acomodação e transporte, escolha as opções que sejam amigáveis para famílias com crianças pequenas. Muitos hotéis e companhias aéreas oferecem comodidades especiais para bebês e crianças pequenas, como berços e comidinhas próprias para eles. Ter essa disponibilidade pode ajudar muito, acredite. Assim você se concentra também no trajeto e aproveita a viagem.

2. Viajar com crianças pede entretenimento
Viagens mais longas podem entediar as crianças e deixá-las impacientes. Para uma viagem feliz, mantenha os pequenos entretidos. Separe uma mochilinha só com itens de atividades para os filhos.
Pode incluir livros para colorir com lápis e giz de cera, ou quebra-cabeças simples. Evite dar seu celular para jogos e vídeos, pois você pode precisar do aparelho numa emergência.
Se for pegar a estrada, programe-se para algumas paradas nas redes de lojas de conveniência. Isso não apenas quebra a monotonia da jornada, mas também proporciona às crianças a chance de se movimentarem, esticarem as pernas e liberar energia acumulada. Também vale para ir ao banheiro, fazer um lanchinho etc.
3. Cuidado com a alimentação
Manter as crianças bem alimentadas é vital para uma viagem tranquila. Leve de casa uns lanchinhos leves. Evite levar alimentos prontos, frituras, salgados. Evite também guloseimas no trajeto: tudo isso pode pesar no estômago a bordo do veículo, por exemplo.
Além disso, leve água mineral e deixe fácil, ao alcance da mão durante o trajeto. Se fizer paradas para as refeições, prefira redes conhecidas que tenham um cardápio infantil e ambiente familiar.

4. Flexibilidade é importante
Viajar com crianças é assim: mesmo quando você planeja tudo com cuidado os imprevistos podem acontecer. Portanto, se algo sair fora do esperado, mantenha a calma. Leve em conta que as crianças precisam que os pais passem segurança, afinal elas estão longe de casa.
Se o pneu furar, se o carro ficar preso no trânsito ou se surgir outra situação inesperada, respire fundo e tenha o plano B. Ajuste o itinerário conforme necessário: se chover forte, por exemplo, pare no posto de combustível mais próximo e espere a tempestade passar.
Além disso, permita que as crianças tenham uma participação mais ativa no planejamento. Claro, elas não tomarão as decisões, mas conversar a respeito da viagem as ajuda a manterem-se no clima, comentando atividades que farão quando chegar ao destino. Assim, é bom envolvê-las na jornada, criar um senso de participação. A viagem ficará mais interessante para elas desde o começo, e acredite, isso ajuda um bocado.
5. Para finalizar
A gente sabe como viajar com crianças pode virar uma experiência estressante, mas não precisa ser assim. Pelo contrário, com um planejamento básico você evita uma série de aborrecimentos. Mantenha as crianças entretidas, cuide da alimentação delas. Envolva-as no planejamento e crie um bom clima de expectativa e, ao mesmo tempo, imponha “certas condições”, como se comportar bem e tal. Ao volante, não corra nem faça nada com pressa. Prepare-se para seguir tranquilo atento: esteja preparado para parar em locais seguros na estrada, quantas vezes for necessário.
De resto, não sofra por antecipação. Pequenos imprevistos e contratempos podem acontecer. Lembre-se: o objetivo principal da viagem é criar memórias felizes e descansar um pouco, não é?
E isso é perfeitamente possível. Basta adotar as estratégias certas e a viagem em família será inesquecível para todos. Para as crianças, nem se fala.
Tire suas dúvidas
- Como posso me preparar para viajar com crianças?
Faça uma lista de itens essenciais, como fraldas, roupas extras e lanches saudáveis. Considere também acomodações e transporte que sejam amigáveis para famílias com crianças pequenas. - O que devo levar na mochila de entretenimento para as crianças durante a viagem?
Itens como livros para colorir, lápis, giz de cera e quebra-cabeças são ótimos para manter as crianças entretidas. Evite depender de dispositivos eletrônicos, já que podem ser necessários em emergências. - Como garantir que as crianças estejam bem alimentadas durante a viagem?
Leve lanchinhos leves de casa para evitar opções pouco saudáveis durante a viagem. Mantenha água mineral fácil de alcançar durante o trajeto e opte por restaurantes com cardápios infantis. - O que fazer em caso de imprevistos durante a viagem?
Mantenha a calma e tenha um plano B para situações inesperadas, como pneus furados ou trânsito intenso. Além disso, permita que as crianças participem no planejamento, criando um senso de envolvimento e aventura. - Como tornar a viagem relaxante para toda a família?
Evite o estresse por antecipação com um planejamento básico. Crie um clima de expectativa positiva e imponha condições de comportamento. Esteja preparado para paradas seguras na estrada e aceite pequenos imprevistos como parte da aventura. - Qual é o objetivo principal de viajar com crianças?
O objetivo é criar memórias felizes e proporcionar momentos de descanso e diversão para toda a família. Por isso, tomar as medidas sugeridas vão ajudar no bom andamento desse momento especial.

Fernando Cunha
Redator web com mais de uma década de experiência em marketing editorial e produção de conteúdo para plataformas digitais.