Aromatizador de ambiente: boa ideia para fazer e vender

aromatizador-de-ambiente-boa-ideia-para-fazer-vender-e-lucrar-5
O aromatizador de ambientes pode ser personalizado de várias maneiras (foto: Divulgação)

Quem não gosta de um ambiente agradável, perfumado e com aquela sensação de limpeza? O aromatizador de ambiente, também conhecido como difusor de ambiente, proporciona justamente essa sensação, além de proporcionar bem-estar ao espaço onde está presente. A boa notícia é que você pode aprender a fazer os aromatizadores do seu jeito, seja para ter em sua própria casa, no trabalho ou para vender a seus futuros clientes e lucrar.

Os aromatizadores estão em alta. Eles podem ser personalizados de diversas maneiras, e você pode aplicar o seu estilo pessoal ou a preferência de cada cliente aos produtos. A oportunidade de customização é enorme, dando asas à sua criatividade ao combinar os mais variados materiais de elaboração.

Então, se você busca uma atividade artesanal que una o prazer de criar com uma boa oportunidade de negócio, o aromatizador de ambiente (ou difusor de ambiente) pode ser uma boa pedida de baixo custo e ótimos retornos.

Como divulgar?

Você pode divulgar os seus produtos nas redes sociais, seja no Facebook, no Instagram ou direto em grupos de WhatsApp. Capriche nas fotos, monte pequenos cenários e centralize bem o frasco na câmera do seu celular. Use a luz natural do dia e busque inspiração de fotos de aromatizadores no Pinterest, por exemplo.

Crie seu catálogo nas redes e ofereça seu trabalho para outras pessoas, além de pequenos comércios voltados para artigos de decoração ou pequenas empresas, como consultórios e escritórios: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia da Secretária, Dia dos Pais, aniversários: o que não vai faltar é ocasião para tematizar suas criações.

Para ter um diferencial competitivo nos seus produtos, você pode investir em embalagens com visuais atrativos, além de trazer fragrâncias modernas nas suas criações. Vale pesquisar opções de rótulos e embalagens: existem no mercado várias essências que remetem à natureza e até réplicas de perfumes famosos. Seja como for, você terá um bom mix para oferecer e encantar os seus potenciais clientes.

E aí, achou a ideia interessante? Que tal aprender a fazer? Vamos te dar o passo-a-passo. Anote e mãos à obra:

Materiais do aromatizador de ambiente

Reúna os seguintes itens:

  • Um frasco de vidro com tampa própria para aromatizador/difusor (recicle um antigo ou pesquise por novos em lojas de essências);
  • Óleos essenciais à sua escolha (lavanda, laranja, eucalipto, fragrâncias famosas a critério);
  • Álcool de cereais 96º;
  • Palitos de madeira (pode ser palitos de espetinho) ou sintéticos, com enfeites ou não;
  • Água destilada;
  • Funil simples;
  • Etiqueta ou rótulo para personalizar os temas do produto.

Preparação e montagem do aromatizador

Agora que você tem tudo em mãos, siga estes 6 passos simples:

  1. Encha o frasco de vidro com álcool de cereais 96º, deixando espaço para os outros ingredientes;
  2. Adicione algumas gotas do óleo essencial à sua escolha (ou de acordo com o aroma da encomenda). A quantidade dependerá do tamanho do frasco e da intensidade do aroma desejado;
  3. Complete o restante do frasco com água destilada, deixando cerca de 1 cm da borda;
  4. Use o funil para facilitar o processo;
  5. Feche bem o frasco e agite suavemente para misturar os ingredientes;
  6. Para usar, basta inserir os palitos no frasco para que absorvam a mistura e liberem o aroma.

A cada dois ou três dias, é preciso inverter os palitos para que o cheirinho seja liberado novamente. No caso de palitos com enfeite na ponta, tire-os do frasco e deixe secar por 48 horas. Depois, devolva-os ao frasco e repita a operação a cada quinzena.

Personalize seu aromatizador de ambiente

Agora que o aromatizador está pronto, faça a personalização. Os materiais são váriados, então libere sua criatividade. Você pode fazer aromatizadores temáticos e unir frasco, rótulo e enfeites que combinem com o tema escolhido. Por exemplo, se o tema for Água Marinha, você pode enfeitar o frasco com conchas, usar uma cor marítima no perfume que você criará e usar varetas enfeitadas com pedras coloridas.

Personalize seu aromatizador de ambiente e dê um toque único às suas criações. Você pode adquirir etiquetas bonitas para anotar o nome do aroma e usar uma caneta dourada ou prateada para escrever. Não se esqueça de colocar a data de fabricação e a validade, incentivando novas aquisições pelos clientes. Fechado, o aromatizador dura 18 meses desde a fabricação. Aberto, entre 4 e 6 meses.

Use e abuse dos materiais disponíveis: decore o frasco com fitas, rendas, ou outros elementos decorativos para dar seu toque único.

aromatizador-de-ambiente-boa-ideia-para-fazer-vender-e-lucrar-3
Use sua criatividade para personalizar os frascos

Venda como profissional

Se for vender o aromatizador sob encomenda, não se esqueça de colocar uma etiqueta discreta com seu nome, telefone de contato e rede social (pode ser sua conta do Instagram, por exemplo) no frasco.

Aproveite para colocar na embalagem um pequeno papel em separado com instruções para seu cliente. Escreva com uma caneta colorida (pode ser caneta glitter) ou imprima, se preferir:

“Coloque o aromatizador em locais estratégicos da sua casa, como entrada, banheiro ou sala de estar. A cada semana, inverta o lado das varetas. Para varetas enfeitadas, deixe fora do frasco por 48 horas e depois devolva ao frasco”.

Inclua seu nome e contato na parte de baixo do manualzinho de instruções personalizado. Isso vai indicar seu profissionalismo e facilitar novas encomendas. Se divulgar nas redes sociais, capriche na foto: prefira a luz solar indireta para dar vida às fotos. Junte elementos para compor a foto como flores ou ervas aromáticas. A câmera do smartphone dá conta do recado, mas centralize bem o produto, de um jeito bem visível e atraente. Faça de um jeito como você mesma gostaria de comprar um aromatizador.

Se for mandar pelo correio, capriche na apresentação da embalagem. Na parte interna, use papel de seda com uma cor à sua escolha e dobre bem, para dar ao cliente a sensação de receber um presente fino, exclusivo e especial.

Para finalizar…

O aromatizador de ambiente é uma forma simples e econômica de adicionar fragrâncias agradáveis à sua casa e também de ganhar dinheiro num pequeno negócio. Lembre-se de que não há nada mais eficaz que a propaganda boca a boca. Um bom trabalho será sempre bem divulgado pelos clientes e gerará mais encomendas.

Com apenas alguns materiais de baixo custo e esses passos fáceis, você pode criar um item de decoração funcional que confere aos espaços uma sensação deliciosa e marcante.

Experimente diferentes óleos essenciais para variar as fragrâncias e desfrute de ambientes sempre perfumados e acolhedores.

Então, gostou da ideia? Agora, é com você: sucesso e depois conte para a gente se você pretende fazer ou se já faz aromatizadores de ambiente.

Tire suas dúvidas

  1. Por que fazer aromatizadores de ambiente como um hobby ou pequeno negócio?
    Eles são perfeitos como hobby, pois a possibilidade de personalização e a combinação de diferentes materiais é praticamente ilimitada. Além disso, aromatizadores de ambiente são muito aceitos devido a sensação agradável de limpeza e bem-estar que proporcionam, sendo uma atividade artesanal muito prazerosa de se fazer. Você pode criar de várias maneiras para se adequar ao seu estilo único ou às preferências dos clientes.
  2. Os aromatizadores podem se tornar um negócio lucrativo?
    Sem dúvida. Os aromatizadores estão em alta, e a personalização permite que você atenda às demandas dos clientes, criando um estilo único. Divulgue suas criações nas redes sociais e ofereça para amigos, lojas e empresas. Vale investir em visuais atrativos e fragrâncias modernas para atrair mais clientes.
  3. Quais materiais são necessários para fazer um aromatizador de ambiente?
    Você precisará de um frasco de vidro com tampa, óleos essenciais à sua escolha, álcool de cereais 96º, palitos de madeira ou sintéticos, água destilada, funil simples e etiqueta para personalizar. Todo esse material você adquire online ou, se preferir, em lojas especializadas em essências.
  4. Como preparar e montar um aromatizador de ambiente?
    Encha o frasco com álcool de cereais, adicione óleo essencial, complete com água destilada, feche bem o frasco e agite suavemente para misturar. Insira os palitos para absorver a mistura e liberar o aroma. Se quiser, adicione corantes para dar um visual atrativo.
  5. Como personalizar um aromatizador de ambiente?
    A criatividade é sua para personalizar os aromatizadores. Por exemplo, temas como Água Marinha podem influenciar a escolha de cores, enfeites marítimos e fragrâncias. Decore o frasco com fitas, rendas e outros elementos para dar um toque único.
  6. Como vender aromatizadores de ambiente de maneira profissional?
    Inclua etiquetas discretas com seu nome e contato nos frascos. Se for enviar pelo correio, capriche na apresentação da embalagem assim que o clinete abrir. Forneça um pequeno manual de instruções personalizado para o cliente e destaque seu profissionalismo.
  7. Há alguma recomendação para a manutenção do aromatizador?
    A cada dois ou três dias, inverta os palitos para liberar o aroma. Para palitos enfeitados, retire-os do frasco por 48 horas, deixe secar e retorne ao frasco. Inclua essas instruções no manual fornecido ao cliente.

Autor
Fernando Cunha

Redator web com mais de uma década de experiência em marketing editorial e produção de conteúdo para plataformas digitais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.